O Dia do Cliente é comemorado em uma data relativamente nova, mas já surpreende nos resultados em vendas. Fique por dentro da comemoração!
A data surgiu em 2003 no Rio Grande do Sul – a partir da ideia de um especialista em marketing e em recursos humanos, o gaúcho João Carlos Rego. A ideia era impulsionar os negócios em um período mais parado do ano (no aspecto das vendas), o mês de setembro. Afinal, o Dia do Cliente fica bem entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, duas datas super fortes para alguns negócios.
O Dia do Cliente acontece no dia 15 de setembro, exatamente seis meses após o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março. Ah, e se você acha que as duas datas são iguais, aí vai um toque.
O cliente geralmente é caracterizado por aquela pessoa que mantém um certo relacionamento com o seu negócio, segue nas redes sociais, acompanha newsletters e costuma consumir seu produto mesmo que ele tenha eventuais variações de preço.
Já o consumidor possui um perfil um pouco mais distante e usualmente está buscando por uma compra mais rápida, imediata e objetiva, além de visar sempre preços mais baixos.
Ademais, negócios que oferecem produtos e serviços diretos utilizam as duas nomenclaturas como sinônimas e empresas que se relacionam com empresas (B2B) usam somente o termo cliente, portanto comemoram o dia do cliente.
Leia também: Dia do Consumidor 2022: quando é e como vender mais
De acordo com uma pesquisa desenvolvida All In | Social Miner, em 2021, os dados apontam que as vendas no Dia do Cliente subiram mais de 46%. Portanto, investir nesta data pode ser super interessante para o seu negócio! Ainda de acordo com a pesquisa, os setores que mais registraram alta neste período foram o de Saúde e Farmácia, seguido pelo de Supermercados. Mas isso não exclui o sucesso de outros ramos. Por isso, pense com carinho em uma boa estratégia para o Dia do Cliente no seu negócio.
Algumas dicas de ouro podem ser levadas em consideração na hora de planejar um bom Dia do Cliente. Afinal, uma promoção precisa estar de acordo com a realidade do negócio! Por mais que agradar e fidelizar os clientes seja a prioridade, é preciso oferecer um serviço que tenha condições de se sustentar durante todo o período em que está sendo disponibilizado.
O atendimento ao cliente é a peça-chave para qualquer empresa. Mesmo quando o serviço prestado ou o produto vendido não é dos melhores, o atendimento ao cliente (quando feito com qualidade) é capaz de reverter desconfortos ou situações conflituosas.
Para aprimorar o atendimento ao cliente, é primordial apostar em um bom SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. Que tal se aprofundar um pouquinho mais no assunto? Leia o nosso blogpost recomendado a seguir e mergulhe de cabeça na meta de prestar um bom atendimento ao público.
Confira a seguir: SAC: o que é, benefícios, tipos e como implementar
Meus clientes preferem brindes? Amostras ou frete grátis? Descontos? O que realmente deixará o meu público satisfeito nesta data? Para isso, é preciso conhecer bem o perfil do seu comprador. Dê uma atenção especial aos produtos mais procurados ou aos mais cobiçados – e disponibilize condições especiais para eles.
Não adianta em nada realizar uma promoção sem entregar com qualidade. Afinal, não é porque o item é promocional ou com desconto que ele deve ser fornecido com descaso. Valorize o item promocional como se ele fosse o mais importante da sua loja durante o Dia do Cliente.
Diversos serviços têm se mostrado eficazes mesmo feitos à distância e via internet, surge assim a necessidade de digitalização dos negócios. Portanto, ao abrir as portas para a modernidade, é possível conquistar novos clientes e se colocar em evidência também para os antigos.
E o que acha de digitalizar a comunicação da sua empresa com os clientes? Se engana quem pensa que estamos falando de um atendimento robótico e mecanizado – muito pelo contrário!
A New Way oferece o Mktzap para o seu negócio. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.
Com esta solução de atendimento digital é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que facilita o trabalho da sua equipe. O Mktzap também turbina o seu WhatsApp, permitindo que vários atendentes respondam um mesmo número, além de gerar relatórios mais completos e avançados.
Ademais, o Mktzap possui chatbots. Imagine o seu WhatsApp com vários fluxos e automações que permitem conversar o tempo todo com os seus clientes sem deixá-los esperando. Conversas fluidas e humanizadas, 24h por dia, 7 dias por semana.
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