Já parou para pensar qual experiência seu consumidor vai ter no seu site durante a Black Friday deste ano? Confira 5 dicas infalíveis para oferecer uma jornada de compra do cliente positiva e arrase nessa data tão importante!
Como preparar a minha loja virtual para a jornada de compra do cliente? Essa deve ser uma questão que você precisa se fazer se quiser garantir boas vendas online durante a Black Friday.
Provavelmente você já deve saber que a Black Friday teve origem nos Estados Unidos e, tradicionalmente, é realizada na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças do país.
A data possibilita uma das principais movimentações do mercado e a cada ano tem o crescimento ainda mais significativo.
A Black Friday 2022 está prevista para o dia 25 de novembro. E os dados já animam bastante quem está interessado em vender – 91% dos consumidores e clientes afirmam que sim, pretendem participar deste grande evento – uma diferença de pelo menos 20% em relação ao ano passado. Isso de acordo com dados da Pesquisa de Intenção de Compra feita pela Méliuz. Além disso, outra informação importante é que 43% dos participantes alegaram que pretendem comprar eletrodomésticos e eletroportáteis.
Ademais, o e-commerce continua sendo um queridinho para aproveitar os descontos em múltiplos setores, sejam eles de moda, beleza, calçados, acessórios, viagens – e a lista segue. 90,4% das pessoas que participaram da pesquisa dizem preferir o comércio online e 69,1% afirmou comprar exclusivamente pela internet ao menos nesta data.
Por consequência, o cenário favorece para um maior crescimento de compras online neste ano. Diante a tantas opções de compra na internet, é preciso oferecer uma experiência completa e satisfatória durante a jornada de compra do cliente para destacar a sua loja.
Por isso, neste texto, vamos falar sobre a importância de focar na jornada de compra do cliente, e, de quebra, te dar 5 dicas simples, mas que farão toda a diferença para o sucesso das suas vendas.
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A jornada de compra é o trajeto que o usuário percorre até se tornar, de fato, cliente da sua empresa.
Por isso, é importante conhecer cada uma dessas etapas para identificar em que estágio o consumidor está e conduzi-lo de maneira eficiente a partir de estratégias de conteúdo. São elas:
A Black Friday exige preparação por parte da empresa. Por isso, é essencial abastecer o estoque da loja para atender o máximo de demandas possíveis.
Para isso, é imprescindível que a infraestrutura do site suporte o número de visitas simultâneas para que o e-commerce não saia do ar durante as compras.
Com antecedência, faça uma análise sobre o preço dos seus concorrentes diretos. Dessa forma, fica mais fácil definir as ofertas durante a Black Friday a partir de valores coerentes com o mercado.
Além dos preços, é importante analisar a jornada de compra como um todo: valor do frete, prazo de entrega e o atendimento digital.
Comece a divulgar as promoções nas redes sociais ao menos 20 dias antes da Black Friday. Dessa forma, seus clientes poderão se preparar para comprar o seu produto, além de estimular a lembrança da sua marca.
Conheça os seus clientes e construa um relacionamento sólido entre ele e a empresa.
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De acordo com a Opinion Box, uma das principais características negativas da experiência do cliente é a demora para ser atendido. Cerca de 67% dos consumidores reportam sobre infortúnio.
Na Black Friday, o fluxo de atendimentos tende a aumentar e com os chatbots você diminui o tempo de espera do cliente a partir da automatização das mensagens.
Dessa forma, a sua empresa irá oferecer um suporte ágil e efetivo transformando a jornada de compra.
O pós-venda também faz parte da jornada de compra, já que auxilia na fidelização dos clientes criando uma relação de confiança com a empresa.
Para isso, disponibilize canais para avaliação da experiência de compra, tanto sobre o produto quanto o atendimento, além de um campo para sugestões.
Com esses dados, a análise para o próximo ano ficará ainda mais completa e irá auxiliar a traçar estratégias mais certeiras para o seu negócio.
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Agora que você entendeu a importância de investir em uma boa jornada de compra do cliente, que tal melhorar o atendimento digital?
Garanta que suas vendas sejam um sucesso preparando sua equipe para responder a todos os chamados. Vamos bater um papo e preparar seu relacionamento digital para a Black Friday.