Com dificuldade de traçar os objetivos da sua empresa? Saiba o que é e como definir uma Meta SMART para o seu negócio.
Primeiramente, você já se viu trabalhando arduamente, mas os resultados desejados ainda parecem distantes? Às vezes, a questão não está na quantidade de horas investidas, mas na escolha dos objetivos. A definição correta de metas pode direcionar esforços para o lugar certo, aumentando as chances de sucesso.
Por isso, uma estratégia amplamente utilizada são as metas SMART, método que oferece uma maneira mais inteligente de determinar objetivos e que auxilia muito na comunicação integrada. Confira agora o que são as metas SMART e como defini-las.
De fato, uma meta SMART é aquela estabelecida com base em cinco critérios: Específica, Mensurável, Atribuível, Realista e Temporal. Indivíduos ou empresas aplicam este modelo para criar objetivos mais inteligentes.
Ademais, George T. Doran foi o primeiro a propor o tema em 1981 e, desde então, diferentes autores já o adaptaram. Assim, a definição da sigla SMART quer dizer:
Assim, com os objetivos muito bem definidos, ao usar as metas SMART, é evidente que essa estratégia traga diversos benefícios. Confira as principais vantagens desse modelo.
Agora que você compreende as vantagens, veja como definir metas SMART na prática:
Assim, após entender mais sobre a definição, confira alguns exemplos de como traçar uma meta para o seu negócio. Vale destacar que a metodologia SMART se encaixa muito bem, para os times de marketing, vendas e também para RH.
A principal forma de acompanhar as metas SMART é fazer reuniões periódicas para avaliar o desempenho da campanha. Lembre-se que esses objetivos foram definidos de forma que seja possível alcançá-las, por isso, fazer essa verificação constante ajuda a corrigir os processos durante o trabalho.
Além disso, se você não fizer nenhuma mensuração durante todo o trabalho e esperar apenas o final de todo o período estabelecido, é possível que a meta não seja batida.
Além disso, há algumas estratégias que podem ser utilizadas, como:
Conheça mais sobre o marketing 5.0
Dessa forma, você poderá acompanhar e fazer com que as metas SMART sejam batidas. E para fazer esse acompanhamento, seja de colaboradores, de vendas ou de interações com os clientes, você pode contar com ferramentas, como o chatbot.
Com os bots, você pode automatizar esses contatos, agendar lembretes e acelerar os processos. Para isso, nada melhor do que contar com o Mktzap, solução da New Way.
A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.
Chegou o momento de você implementar as metas SMART e começar a alcançar os objetivos de forma precisa e sem preocupações. Fale agora com um de nossos especialistas. Solicite já uma cotação e se surpreenda com nossos planos muito mais robustos.