Ter um bom SAC é fundamental para que os clientes se sintam satisfeitos com o serviço prestado pela sua empresa. Saiba mais detalhes.
SAC é a sigla para “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. E, como o próprio nome já indica, o SAC de uma empresa é essencialmente voltado para atender os clientes, seja para elogios, dúvidas, reclamações, trocas de produto, dentre outras alternativas.
Ademais, ao longo dos anos, o serviço de SAC mudou bastante. Tradicionalmente, ele é feito de maneira presencial, via telefone ou e-mail. E, em boa parte dos casos, este é um tipo de serviço que costuma ser mais frio, objetivo, prático e voltado para questões burocráticas – como a troca de um produto.
No entanto, com os avanços tecnológicos e a possibilidade múltipla de serviços prestados via internet, o SAC precisou se reinventar (e se digitalizar), o atendimento migrou para os chats dos sites, WhatsApp e redes sociais. Afinal, hoje o cliente pode comprar determinado produto em mais de uma loja – mesmo que de outra cidade, estado ou país. Dessa forma, o cliente irá colocar em uma balança não só o produto a ser adquirido, mas o preço, custo benefício, bom atendimento e muito mais.
Por isso, é importante investir em um bom Serviço de Atendimento ao Consumidor, o qual seja capaz de passar segurança, acolhimento e resolução dos problemas para o consumidor.
Será que o SAC é uma peça tão fundamental assim para os clientes? Imagine um cliente insatisfeito com um produto comprado recentemente. É possível que ele se dirija até a empresa (pessoal ou virtualmente) para efetuar uma reclamação. Caso este cliente seja ouvido, acolhido e tenha o seu problema solucionado, é provável que ele se sinta confortável em voltar a consumir os serviços da mesma empresa.
Além disso, é muito plausível que este cliente satisfeito passe a elogiar o bom atendimento da empresa e recomendar a marca para conhecidos, amigos e familiares.
O marketing boca a boca é sem dúvidas o principal benefício de prestar um bom SAC! Dessa forma, é necessário reconhecer a importância de prestar um serviço eficaz – mas que não se esqueça de ser humanizado com as queixas do consumidor.
Além disso, em relação aos benefícios, todos eles envolvem fidelizar o cliente e prospectar novos com base em um serviço de excelência. Dentre eles, podemos mencionar alguns pontos fortes ao investir em um bom SAC:
Agora que você já sabe o que é um SAC e o motivo dele ser tão importante, é interessante conhecer os tipos de SAC! O Serviço de Atendimento ao Consumidor tradicional é o feito por telefone, geralmente através de um número com prefixo “0800”. Entretanto, o SAC 2.0 chega em uma versão mais moderna, arrojada e que conta com o auxílio das redes sociais como Instagram, Facebook ou outras. Esse atendimento nas redes usualmente conta com o auxílio de ferramentas para comunicação automatizada via chatbots.
Ademais, podemos mencionar o SAC 3.0. Aqui, o foco ainda é atender o cliente através de uma grande possibilidade de canais, sejam eles telefone, e-mail, presencialmente ou de maneira virtual – por meio de redes sociais. Entretanto, o foco no SAC 3.0 é proporcionar ao cliente uma experiência altamente integrada, na qual ele se sinta bem atendido em todos os canais disponíveis, com tratamento personalizado.
Reconhecer a importância do SAC é fundamental. Mas o que vem em seguida? Bom, agora é o momento de implementar um bom serviço de atendimento ao consumidor na sua empresa – seja ela pequena, média ou grande.
Nós da New Way podemos te dar uma mãozinha nesta missão através da nossa solução digital de comunicação automatizada, o Mktzap. Nossa plataforma integra diversos canais de comunicação, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, e-mail, SMS e WebChat.
Assim, é possível reunir – e responder – às interações dos clientes através de um mesmo painel. Isso aprimora e otimiza o trabalho da sua equipe e eleva a satisfação do seu cliente ou lead! Não deixe o seu cliente esperando por respostas, conheça os planos do Mktzap e responda o seu público em tempo integral, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Saiba mais ao entrar em contato com nosso time de comercial e vendas.
O Mktzap também oferece relatórios analíticos e dashboards que permitem que você faça uma gestão baseada em dados e resultados, dessa forma é possível acompanhar a produtividade da equipe, ter maior controle sobre as tarefas realizadas pelos seus funcionários e otimizar o trabalho deles. Afinal, o atendimento ao cliente costuma levar tempo. Quando feito de forma confusa e desorganizada, nem se fala.
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