O WhatsApp Business pode ajudar a atender os clientes com mais assertividade em seu negócio. Conheça as vantagens.
O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação via mensagens de texto, imagem e som, assim como no convencional. Muito popular no Brasil, este aplicativo faz o maior sucesso ao encurtar distâncias entre as pessoas por meio de mensagens, mas isso você já sabe, não é mesmo?
O que você pode achar novidade é a existência do WhatsApp Business! A diferença é que como o próprio nome diz, em “Business”, essa ferramenta é muito mais voltada para o uso em empresas.
Isso porque apesar de essencialmente parecido com o WhatsApp comum, o Business possui diferenciais importantes para que você consiga organizar a comunicação do seu negócio por meio do WhatsApp. E se você chegou até aqui, é possível que você queira saber como aplicar essa ferramenta em seu negócio da melhor forma, certo? Por isso, continue a leitura para saber as possibilidades que este aplicativo oferece.
No visual, é tudo bastante parecido e intuitivo. Mas no WhatsApp Business é possível desfrutar de recursos como:
Perfil comercial. É possível adicionar algumas informações adicionais ao perfil no WhatsApp – além da usual foto e status. No Business, há a possibilidade de colocar endereço completo, mapa, horário de funcionamento, e-mail, site e muito mais. Além disso, é permitido adicionar catálogo. Portanto, o usuário do WhatsApp Business pode colocar informações complementares importantíssimas, como um cardápio ou uma tabela de serviços.
Estatísticas. Saber quais são as estatísticas em relação à comunicação do nosso negócio é algo primordial! Até porque é assim que conseguimos traçar estratégias melhores. Portanto, saiba que no WhatsApp Business é possível saber se os clientes estão lendo suas mensagens.
Etiquetas. As etiquetas podem ser usadas para que você consiga organizar e distribuir as suas conversas com os clientes. Isso permite que você otimize e organize o trabalho da sua equipe. Por meio das etiquetas, conseguimos saber qual o status de atendimento do cliente, do que ele precisa e muito mais. Dá só uma olhadinha em como ela funciona. A imagem foi retirada do próprio site do WhatsApp.
As vantagens de se usar o WhatsApp Business podem ser mais lembradas pela chance que essa ferramenta dá ao usuário para que ele possa organizar suas conversas com clientes. Então, se você tem uma empresa, é muito mais fácil se comunicar com a clientela por meio do Business do que com o convencional.
Além disso, por meio do Business, o usuário pode configurar respostas automáticas, como saudações. Isso otimiza e agiliza o trabalho dos atendentes! Afinal, as mensagens também podem ser enviadas em períodos de ausência. Ademais, o usuário consegue configurar perguntas e respostas automáticas para que a comunicação com os clientes aconteça de forma mais rápida e direta.
Já em relação às desvantagens, é preciso dizer que o WhatsApp Business exige para si um número específico. Portanto, não é possível manter seu número de WhatsApp pessoal para o Business, apesar de existir a possibilidade de migrar as conversas que já existem.
Para baixar o aplicativo é necessário ir até a página oficial para download. Muita atenção neste momento, afinal, clicar em links para baixar conteúdos ou aplicativos sempre exige uma atenção extra. Portanto, clique no link a seguir e escolha se o seu celular tem sistema compatível com Android ou IOS (para Iphone). Dessa forma, você será redirecionado a este link para efetuar o download por meio da Play Store ou Apple Store.
Assim como o WhatsApp convencional, a versão Business é gratuita. Mas saiba que, caso você não tenha uma empresa, não é necessário baixá-lo. Afinal, o aplicativo na sua versão original já dá conta do recado! Mas em relação a pagamentos, não é necessário ter preocupações.
A versão comum do WhatsApp permite que você possa conversar com as pessoas por meio de mensagens, vídeos, fotos e áudios. Já na versão Business, o que muda é que alguns recursos extras são adicionados para que a comunicação com clientes seja otimizada. Ademais, algumas possibilidades como as mencionadas acima ajudam a complementar as informações passadas para os clientes, como expor os serviços em catálogo.
Como você já pôde perceber, tudo na internet acontece um pouquinho mais depressa do que no mundo real, de forma mais imediata. Por isso, é perfeitamente normal que o seu cliente busque por um atendimento veloz mas que ainda assim seja humano e traga boas informações. E usar o WhatsApp Business é só uma parte para melhorar esse aspecto!
Por isso, conheça o Mktzap. Esta é a solução digital da New Way, plataforma pioneira em comunicação digital, responsável por integrar a comunicação das empresa com clientes em um mesmo painel e conectando vários canais digitais. Com o Mktzap, você consegue proporcionar retorno para o seu cliente de maneira instantânea, aumentando a satisfação do seu público.
Por meio do Mktzap, você pode automatizar suas mensagens. Isso não significa que o atendimento será frio e robotizado, muito pelo contrário. Na verdade, o Mktzap traz conversas fluidas e humanizadas por meio de seus chatbots ou oferece atendimento híbrido. Nos primeiros níveis via bots e posterior atendimento humano, via atendentes. Dessa forma, ao integrar em um mesmo painel os seus múltiplos canais de comunicação, sua equipe consegue responder às mensagens de maneira unificada e rápida.
Seu time não está disponível no momento? Não tem problema! O Mktzap também oferece relatórios analíticos e dashboards que permitem que você faça uma gestão baseada em dados e resultados, dessa forma é possível acompanhar a produtividade da equipe, ter maior controle sobre as tarefas realizadas pelos seus funcionários e otimizar o trabalho deles. Afinal, o atendimento ao cliente costuma levar tempo. Quando feito de forma confusa e desorganizada, nem se fala.
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