Customer marketing: o que é e como usar
Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão percebendo a importância de não apenas atrair novos leads, mas também de cultivar relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes existentes. Nesse contexto, o Customer Marketing surge como uma estratégia fundamental para maximizar o valor do consumidor ao longo do tempo. Confira mais sobre o que é essa abordagem e como usá-la.
O que é Customer Marketing?
Inicialmente, de uma forma geral, o Customer Marketing é uma estratégia que se concentra em nutrir e fortalecer o relacionamento com os clientes existentes, visando aumentar a retenção, fidelização e, consequentemente, o valor que eles agregam à empresa ao longo do tempo.
Além disso, diferentemente das estratégias tradicionais que se concentram principalmente na aquisição de novos clientes, o Customer Marketing coloca o cliente no centro, criando experiências personalizadas que os encantam e os mantém engajados, focando muito em um marketing de relacionamento. Dessa maneira, é possível trazer benefícios para as empresas que utilizam essa abordagem.
5 Motivos para investir em Customer Marketing na sua empresa
Basicamente, existem diversos motivos para que a sua empresa invista no Customer Marketing. Confira abaixo algumas das principais.
- Favorece a retenção e fidelização: manter um cliente existente é mais econômico do que adquirir um novo. O Customer Marketing nutre a lealdade do cliente, reduzindo a taxa de cancelamento;
- Fortalece o relacionamento: ao demonstrar que você valoriza e compreende as necessidades do cliente, você fortalece os laços e cria uma conexão emocional, potencializando a fidelização;
- Mais chances de vendas qualificadas: clientes satisfeitos têm maior probabilidade de realizar compras adicionais e indicar sua marca para outros, impulsionando as vendas;
- Campanhas de menor custo: marketing direcionado a clientes existentes tende a ser mais eficaz e mais barato, gerando ROI mais alto;
- Aumenta a receita: clientes fiéis não apenas compram mais, mas também estão dispostos a pagar mais por uma experiência premium. Além disso, eles costumam retornar com mais frequência para fazer novas aquisições.
Passo a passo para implementar o Customer Marketing
Com tantas possibilidades e benefícios, contar com o Customer Marketing pode ser excelente. Veja abaixo o passo a passo para implementar essa estratégia no seu dia a dia.
Segmentação de clientes
Divida sua base de clientes em segmentos com características e comportamentos semelhantes. Assim, você pode conhecer esses consumidores e pensar em ações personalizadas;
Personalização da comunicação
Crie mensagens e conteúdo personalizados, atendendo às necessidades específicas de cada cliente;
Automatização
Utilize ferramentas de automação para enviar mensagens relevantes no momento certo, otimizando a experiência do cliente e garantindo a eficiência dos comunicados;
Solicite feedbacks
Mostre que valoriza a opinião do cliente, solicitando feedback sobre sua experiência e buscando constantes melhorias para oferecer sempre campanhas cada vez mais personalizadas.
Saiba mais sobre como o Customer Service pode ajudar a sua empresa
Depois de conhecer mais sobre o Customer Marketing, confira alguns exemplos de ações que a sua empresa pode realizar para nutrir o relacionamento com os leads.
- E-mails personalizados: após uma compra, envie um e-mail de agradecimento personalizado, incluindo recomendações de produtos relacionados. Isso mostra que você conhece bem o cliente;
- Conteúdo relevante: forneça artigos, guias e tutoriais que auxiliem os clientes a tirar o máximo proveito dos produtos ou serviços que adquiriram, ou que possuem interesse em comprar;
- Programas de fidelidade: incentive os clientes a realizarem ações para obter promoções, como indicar amigos ou até um cartão fidelidade;
- Aniversário do cliente: envie ofertas especiais ou brindes para comemorar o aniversário do cliente com sua marca.demonstra um interesse e carinho pelo consumidor.
Para enviar todas essas mensagens, é importante utilizar uma ferramenta de automação, como o chatbot, que oferece praticidade, velocidade e tecnologia para atender todos esses clientes. Para isso, nada melhor do que ter uma parceira que domina o assunto e que vai oferecer todo o suporte para você e seu time possam trabalhar da melhor forma. Conheça mais sobre a New Way e o Mktzap!
Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way
A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.
Comece agora a aproveitar todas as vantagens do Customer Marketing nas suas operações. Assim, você manterá os seus leads e, ao final de tudo, conseguirá aumentar as suas vendas e atrair ainda mais clientes. Por isso, entre agora em contato com nossos especialistas e solicite já uma cotação. Você irá se surpreender com nossos preços, compatíveis com o mercado, mas com planos muito mais robustos.